Untitled

E terminou minha semana aqui em Johannesburg. Foi bem proveitosa, entrei em contato com clientes, melhorei meu inglês, e hoje aproveitei o último dia para ir ao Apartheid Museum, um museu gigante que conta a história do sistema racial de separação que marcou a África do Sul para sempre. É muito bem feito, conta a história de um jeito bem acessível e dinâmico. Mas a história, claro, é muito triste. Tem um belo resumo na Wikipédia.

O mais impressionante é saber que quando eu era moleque, o sistema estava firme e forte por aqui, e só finalmente caiu quando a liderança da África do Sul deixou de ser relevante no contexto da Guerra Fria, e os EUA começaram a pressionar com boicotes. Claro, teve vários fatores internos, mas se os EUA (e a Grã-Bretanha também, em menor escala) ainda quisessem uma garantia anti-comunista no cone sul africano, acho que ainda teríamos um governo branco por aqui.

Outra coisa bem interessante é que só haviam visitantes brancos no museu. Encontrei dois curadores, planejando uma nova exposição temporária, também brancos. Mas o caixa, seguranças, garçons e atendentes eram todos negros. Que fim do apartheid, heim? O governo da ANC passa por um problema bem semelhante ao governo do PT no Brasil, o completo deslumbre pelo poder. Triste.

Tirei essa foto, do skyline de Johannesburg, do museu:

Até!

By Anand

Engenheiro, Baterista, RPGista e nerd de carteirinha.